segunda-feira, 5 de março de 2007

História

O programa começou em 1971, depois que seu protagonista, Chaves ("El Chavo ", forma curta de "chaval", um dos tantos termos em castelhano para "garoto"), apareceu junto com outra personagem, a Chiquinha ("Chilindrina"), em um curta-metragem durante outro programa de televisão popular no México. A princípio se dirigia a um público maduro, mas se mostrou extremamente bem-sucedido entre as crianças mexicanas, e então decidiu-se "redirecionar" o programa ao público infantil. "El Chavo del Ocho" porque a emissora original do programa no México era no caso o Canal 8, dai seu nome, El Chavo del ocho. No programa em si as vezes ele cita que mora na casa de número 8 da vila, muitos pensam que seu nome vem daí, o que não é o caso, isto é apenas mais uma referencia ao número 8 de sua emissora.
Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, foi o criador principal e a estrela do programa. Chamou Florinda Meza García para atuar no programa a princípio; Chespirito e Meza iniciaram um relacionamento em 1978 (e que dura até hoje). Edgar Vivar (Seu Barriga) foi o segundo ator a entrar para o programa. Chespirito contratou Ramón Valdez (Seu Madruga) porque o havia conhecido há muitos anos; Valdez, irmão de Tin Tan e tio de Cristian Castro, havia feito vários filmes que viu. Rubén Aguirre (Prof. Girafales) foi conduzido ao posto de "professor" no programa. Aguirre e Chespirito trabalharam juntos por anos. Carlos Villagrán (Quico) era somente um fotógrafo amigo de Aguirre e foi a uma festa feita por Aguirre. Villagrán deu um passo para a comédia ao inflar suas bochechas além do normal, e Aguirre contou a acerca do talento oculto de seu amigo. Villagrán foi contratado rapidamente para o programa. María Antonieta de las Nieves era uma atriz que só havia usado a voz para anuncios da Televisa. Ao ouvir sua voz, pensou que era perfeita para o programa. Os últimos a unirem-se ao programa foram Angelines Fernández, uma antiga atriz de telenovelas, e Horacio Gómez Bolaños, o irmão de Chespirito que nunca antes havía considerado a atuação; originalmente só ia supervisionar o programa.
O programa foi tão popular em outras partes da América Latina e entre as pessoas que falavam espanhol nos Estados Unidos, que em países como Peru, outros programas onde apareciam os atores de Chaves começaram a ser transmitidos. Na Argentina, Rubén Aguirre fez muito sucesso interpretando seu personagem em um circo, e em Porto Rico, muitas das frases de Chaves se converteram em parte do diálogo cotidiano. Nos Estados Unidos, o programa ainda é transmitido pela Galavisión.
Em 2003, Chaves foi vendido em Vhs e a revista TV y Novelas começou a oferecê-los como parte de seus pacotes de assinatura. Em 2005 foi lançado pela Imagem Filmes o DVD O Melhor do Chaves, que contou com 5 episódios em dublagem original da MAGA. No mesmo ano, a Amazonas Filmes lançou o primeiro de uma série de boxes de DVDs. São 3 DVDs por caixa, sendo sempre um para Chaves, outro para Chapolin e mais um para Chespirito. Os episódios, em sua maioria inéditos, foram dublados pelo Estúdio Gábia e contou com o apoio do Fã-Clube Chespirito Brasil na adaptação dos textos. Até o momento, 5 boxes já foram lançados.

Nenhum comentário: